quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Tango argentino às antigas

Clássico: Brasil x Argentina
Expectativa e o sonho da medalha de ouro olímpica...

Ronaldinho x Messi
...começa o tango argentino...

Briga, Luta, História
...a orquestra azulada parece super afinada...

Aguero, é o primeiro
...solo primoroso...

Aguero, é o segundo
...solo harmonioso...

Aguero, o artilheiro
...um verdadeiro espetáculo...

Riquelme, o 10
...é o fim do sonho...

Thiago Neves, coisa feia
...quem sabe daqui 4 anos...

Messi, o maestro
...uma verdadeira tragédia brasileira.

Maradona:
"Faz tempo que não vejo um Brasil tão pequeno e defensivo"

FIM


Imagem: Álbum de fotos - Abril.com
Futebol Masculino - Semi-finais
Resultados


19 de agosto

Bélgica 1 x 4 Nigéria - Estádio de Xangai - Xangai 18:00

Brasil 0 x 3 Argentina - Estádio dos Trabalhadores - Pequim 21:00

domingo, 17 de agosto de 2008

Futebol Masculino - Quartas de final
Resultados



16 de agosto

B
rasil
2 x 0 Camarões - Estádio Olímpico de Shenyang 18:00

Itália 2 x 3 Bélgica - Estádio dos Trabalhadores - Pequim 18:00

Argentina 2 x 1 Holanda - Estádio de Xangai - Xangai 21:00

Nigéria 2 x 0 Costa do Marfim - Estádio Centro de Esporte Olímpicos de Qinhuangdao 21:00

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Futebol Masculino - Fase de Grupos
Resultados

13 de agosto

Grupo A
Costa do Marfim 1 x 0 Austrália - Estádio Centro Olímpico de Tianjin 19:45
Argentina 2 x 0 Sérvia - Estádio dos Trabalhadores - Pequim 19:45

Grupo B
Holanda 1 x 0 Japão - Estádio Olímpico de Shenyang 17:00
Nigéria 2 x 1 EUA - Estádio dos Trabalhadores - Pequim 17:00

Grupo C
China 0 x 3 Brasil - Estádio Centro de Esporte Olímpicos de Qinhuangdao 19:45
Nova Zelândia 0 x 1 Bélgica - Estádio de Xangai - Xangai

domingo, 10 de agosto de 2008

Futebol Masculino - Fase de Grupos
Resultados


10 de agosto

Grupo A
Argentina 1 x 0 Austrália - Estádio de Xangai 17:00
Sérvia 2 x 4 Costa do Marfim - Estádio de Xangai 19:45

Grupo B
Nigéria 2 x 1 Japão - Estádio Centro Olímpico de Tianjin 17:00
EUA 2 x 2 Holanda - Estádio Centro Olímpico de Tianjin 19:45

Grupo C
Nova Zelândia 0 x 5 Brasil - Estádio Olímpico de Shenyang 17:00
Bélgica 2 x 0 China - Estádio Olímpico de Shenyang 19:45

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Futebol Masculino - Fase de Grupos
Resultados

7 de agosto

Grupo A
Austrália 1 x 1 Sérvia - Estádio de Xangai 17:00
Costa do Marfim 1 x 2 Argentina - Estádio de Xangai 19:45

Grupo B
Japão 0 x 1 EUA - Estádio Centro Olímpico de Tianjin 17:00
Holanda 0 x 0 Nigéria - Estádio Centro Olímpico de Tianjin 19:45

Grupo C
Brasil 1 x 0 Bélgica - Estádio Olímpico de Shenyang 17:00
China 1 x 1 Nova Zelândia - Estádio Olímpico de Shenyang 19:45

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Principais candidatos ao ouro

ARGENTINA: A arqui-rival da seleção canarinho, que já possui um ouro olímpico, conquistado em Atenas '2004, é a principal candidata a medalha de ouro ao lado do Brasil.
Com um elenco com nomes de destaque como Agüero, Messi, Riquelme, Gago, Banega e Mascherano, nossos "hermanos" equiparam-se ao Brasil na qualidade individual de seus jogadores.
Além da qualidade de seu elenco,a seleção argentina leva o favoritismo por ser a atual campeã olímpica.
Assim como no caso do Brasil, espera-se da Argentina uma primeira fase com um futebol que além de vitorioso, tenha um certo espetáculo; devido ao baixo nível de alguns adversários nesta fase.

Jogos na primeira fase:

07/08 às19h45- Costa do Marfim x Argentina
10/08 às 17h00- Argentina x Austrália
13/08 às 19h45- Argentina x Sérvia

HOLANDA:A seleção holandesa, que possui três bronzes ao longo da história, vem com grandes chances de conquistar ao menos um lugar no pódio.
Misturando jogadores novos e experientes, que jogam no futebol local ou europeu, o técnico De Haan Foppe parece ter conseguido uma mistura interessante e vitoriosa.
Com jovens de destaque como Emanuelson, De Guzman, Drenthe, Babel,Sno e Maduro, junto aos experientes Makaay, Sibon e Jaliens, a "Laranjinha Mecânica" vem forte para a conquista de seu primeiro ouro olímpico.

Jogos na primeira fase:

07/08 às 19h45- Holanda x Nigéria
10/08 às 19h45- Estados Unidos x Holanda
13/08 às 17h00- Holanda x Japão

COSTA DO MARFIM: Comparada a história de outras seleções africanas que participam da competição, a Costa do Marfim entraria nesta Olímpiada meramente como coadjuvante. Mas em sua primeira Olímpiada, "os elefantes" vêm com grandes chances de conquistar senão o ouro, ao menos uma medalha.
O maior destaque da seleção marfinense é o atacante Salomon Kalou, que atua pelo Chelsea da Inglaterra.
Um fato que diferencia a seleção marfinense das demais, é o fato de o técnico Gerard Gili ter optado por não levar nenhum jogador acima da idade olímpica. O treinador ainda apostou no goleiro Cristhian Okoua, que tem apenas 17 anos.
E é contando com a juventude e garra de seus jogadores, que "os elefantes" vêm para sua primeira Olimpíada com grandes chances de levar uma medalha para casa.
Jogos na primeira fase:
07/08 às 19h45- Costa do Marfim x Argentina
10/08 às 19h45- Sérvia x Costa do Marfim
13/08 às 19h45- Costa do Marfim x Austrália

Os Adversários do Brasil

O sorteio das chaves para o torneio de futebol da olimpíada foi bastante generoso com a Seleção Brasileira de Futebol. Os times de Bélgica, Nova Zelândia e China são muito fracos em relação aos 18 atletas que o técnico Dunga comanda. O jogo mais difícil deve ser contra os belgas, que tem bons jogadores, além de ser a partida de estréia. Apenas uma catástrofe tira o Brasil das quartas-de-final.

Bélgica

Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Antuérpia (1920), quando era país-sede, a seleção de futebol da Bélgica não participa do torneio há 80 anos. A última vez que os belgas entraram em campo foi em Amsterdã, 1928. Para os jogos deste ano, o treinador Jean Francois de Sart tem como base a equipe que foi semifinalista do Campeonato Europeu sub-21 em 2007, torneio classificatório para as olimpíadas. Na ocasião, os diabos vermelhos ficaram à frente de Portugal e Israel na fase de grupos, perdendo a semifinal para a Sérvia, por 2 a 0.

O principal jogador da equipe é o zagueiro Vincent Kompany, de 1,90m, que atua no Hamburgo e já possui certa experiência. Pela seleção principal, Kompany já entrou em campo por 23 vezes. Outros nomes de destaque são o lateral-direito Vanden Borre, do Genoa; o meia-direita Tom de Mul, do Sevilla; o zagueiro Thomas Vermaelen e o meia Jan Vertonghen, ambos do Ajax. Todos os quatro participaram da campanha belga no Europeu sub-21.

É o adversário que, provavelmente, dará mais trabalho à Seleção Brasileira. Muitos dos seus jogadores já atuam na seleção principal, o que é um ponto a favor. Para se ter uma idéia, num amistoso contra Marrocos, em março de 2008, o treinador da seleção principal, René Vandereycken, convocou 11 jogadores com idade olímpica (até 23 anos) para integrar o grupo. Os belgas têm boas chances de se classificarem e, quem sabe, disputar o primeiro lugar do grupo com o Brasil.

Nova Zelândia

Realizando sua primeira participação num torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos, os neo-zelandeses já fariam muito se chegassem às quartas-de-final. Na fase de classificação, disputada nas Ilhas Fiji, os all whites marcaram 19 gols em cinco jogos, sofrendo apenas um, na partida final, diante dos donos da casa. Contudo, o desempenho não pode ser levado como base para um torneio mundial, como as olimpíadas. O futebol da Oceania é o pior do mundo. E, com a filiação da Austrália à Federação Asiática, em 2006, perdeu ainda mais em qualidade. Bom para a Nova Zêlandia, que para se classificar a torneios mundiais tem que passar apenas por adversários sem tradição futebolística.

A maioria dos jogadores atuam no futebol oceânico, muitos deles na Austrália. Os três atletas sobre-23 são os únicos que jogam na Europa, todos eles no futebol britânico. São eles: Simon Elliot, volante do Fulham (ING), Ryan Nelsen, zagueiro do Blackburn (ING) e Killen, atacante do Celtic (ESC). Dentre os jogadores nascidos até 1985, destaca-se o atacante Jeremy Brockie, que joga no Dartmouth College - universidade estadunidense - e está prestes a fechar contrato com um clube da Major League Soccer, a liga profissional dos Estados Unidos. Muito pouco para ter ambições no torneio olímpico. A seleção neo-zelandesa é bastante inferior a Brasil e Bélgica, além de enfrentar a China, dona da casa, na estréia. Passar da fase de grupos, como foi dito, seria um grande feito para a equipe do técnico Stu Jacobs.

China

Donos da casa, os chineses estão empolgados com a segunda participação da seleção em Jogos Olímpicos. Na primeira vez, em Seul (1988), a equipe não marcou nenhum gol, sofreu cinco, e foi eliminada na primeira fase. Yin Tiesheng, treinador da China, já declarou que o objetivo é a conquista de uma medalha.

A base da seleção é a equipe que avançou à segunda fase do Mundial sub-20, realizado na Holanda em 2005. O time será reforçado pelo meia Zheng Zhi, do Charlton (ING), um dos três jogadores que tem mais de 23 anos. Na defesa, o capitão Feng Xiaoting será o responsável por parar Pato e cia. no último compromisso da primeira fase. No meio-campo, um jogador que pertence ao Manchester United. Dong Fangzhuo foi contratado pela equipe inglesa em 2006, mas até hoje entrou em campo apenas três vezes, duas delas pela FA Cup e apenas uma em jogo da Premier League.

O técnico chinês pensa alto, mas, com o elenco que tem em mãos, é difícil. O jogo de estréia é fundamental. O vencedor de China x Nova Zelândia terá chances brigar pela segunda vaga do grupo. Quem perder está praticamente fora.

A busca pelo inédito ouro


Nesta quinta-feira às 6hs, horário de Brasília, e às 17hs, horário de Pequim, a seleção brasileira de futebol masculino começa a busca pela tão sonhada medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008. O primeiro adversário será a Bélgica - jogo que será realizado na cidade de Shenyang - seguidos pelas fracas seleções da Nova Zelândia e da China, que terá como principal reforço o apoio da maior torcida do mundo.

Em vista às Olímpiadas a seleção brasileira realizou dois jogos preparatórios, contra Cingapura e Vietnan, respectivamente. Os destaques foram as atuações do meia-atacante Ronaldinho Gaúcho e do meia Thiago Neves. O primeiro se mostrou bastante dedicado e bem tecnicamente e o segundo entrou em ambas partidas no segundo tempo dando passes importantes, fazendo gol e deixando um grande ponto de interrogação na cabeça do técnico Dunga. Apesar de não terem sido nenhum teste real para a seleção, estes amistosos foram importantes para darem um pouco mais de entrosamento aos jogadores e uma importante noção de como o time o irá se postar em campo.

O treinador Dunga não poderá contar com uma importante peça do seu esquema para a partida de amanhã. O zagueiro Thiago Silva está lesionado e não vem treinando, porém poderá voltar ao time no próximo Domingo contra a Nova Zelândia. Um problema de última hora são as possíveis ausências do meia Diego e do lateral Rafinha. O Werder Bremen e Schalke 04 entraram com uma ação alegando a não obrigação na liberação dos atletas. E o Tribunal Arbitral do Esporte deu a causa aos clubes, se opondo à Fifa quanto à obrigatoriedade de ceder os jogadores. Está é uma novela que ainda promete muitos capítulos e parece estar longe do fim.

O time titular da seleção brasileira será formado por: Renan; Rafinha; Marcelo; Breno; Alex Silva; Hernanes; Lucas; Anderson; Diego (Thiago Neves); Alexandre Pato; e Ronaldinho Gaúcho.

Apesar de contar com a desconfiança da maioria dos torcedores, acredito no potencial desta seleção e em uma boa campanha nestas Olímpiadas. O diferencial deste elenco está na saída de bola. Hernanes e Lucas são volantes diferenciados que possuem boa visão de jogo e além de destruir jogadas também sabem armar.

O arqueiro Renan é ágil e atua com muita segurança. Seu reserva é tão bom ou até melhor que ele. A zaga formada por Alex Silva e Breno já jogou junta muitas vezes no tricolor paulista e sempre se mostrou entrosada e consistente. As laterais são compostas por jogadores rápidos e que têm facilidade para chegar à linha de fundo. No meio de campo Anderson se apresenta cada vez melhor, e independente de jogar Thiago Neves ou Diego, a criação do time será dotada de grande qualidade técnica. No ataque a excelente dupla formada pelos companheiros de clube Alexadre Pato e Ronaldinho têm tudo para dar certo. No banco existem peças importantes que podem acrescentar muito ao elenco. Minha aposta é no jovem atacante Jô, que depois que deixou o corinhtians quase de graça, ganha cada vez mais espaço no futebol internacional. Vamos torcer pela nossa seleção!

Goleiros
Diego Alves (Almería-ESP)
Renan (Internacional)

Laterais
Ilsinho (Shakhtar Donetsk-UCR)
Rafinha (Schalke 04-ALE)
Marcelo (Real Madrid-ESP)

Zagueiros
Alex Silva (São Paulo)
Breno (Bayern de Munique-ALE)
Thiago Silva (Fluminense)

Meio-campistas
Anderson (Manchester United-ING)
Diego (Werder Bremen-ALE)
Hernanes (São Paulo)
Lucas (Liverpool-ING)
Ronaldinho (Milan-ITA)
Thiago Neves (Fluminense)
Ramires (Cruzeiro)

Atacantes
Alexandre Pato (Milan-ITA)
Jô (Manchester City-ING)
Rafael Sobis (Betis-ESP)


Palpite: Brasil 2x0 Bélgica