quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A busca pelo inédito ouro


Nesta quinta-feira às 6hs, horário de Brasília, e às 17hs, horário de Pequim, a seleção brasileira de futebol masculino começa a busca pela tão sonhada medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008. O primeiro adversário será a Bélgica - jogo que será realizado na cidade de Shenyang - seguidos pelas fracas seleções da Nova Zelândia e da China, que terá como principal reforço o apoio da maior torcida do mundo.

Em vista às Olímpiadas a seleção brasileira realizou dois jogos preparatórios, contra Cingapura e Vietnan, respectivamente. Os destaques foram as atuações do meia-atacante Ronaldinho Gaúcho e do meia Thiago Neves. O primeiro se mostrou bastante dedicado e bem tecnicamente e o segundo entrou em ambas partidas no segundo tempo dando passes importantes, fazendo gol e deixando um grande ponto de interrogação na cabeça do técnico Dunga. Apesar de não terem sido nenhum teste real para a seleção, estes amistosos foram importantes para darem um pouco mais de entrosamento aos jogadores e uma importante noção de como o time o irá se postar em campo.

O treinador Dunga não poderá contar com uma importante peça do seu esquema para a partida de amanhã. O zagueiro Thiago Silva está lesionado e não vem treinando, porém poderá voltar ao time no próximo Domingo contra a Nova Zelândia. Um problema de última hora são as possíveis ausências do meia Diego e do lateral Rafinha. O Werder Bremen e Schalke 04 entraram com uma ação alegando a não obrigação na liberação dos atletas. E o Tribunal Arbitral do Esporte deu a causa aos clubes, se opondo à Fifa quanto à obrigatoriedade de ceder os jogadores. Está é uma novela que ainda promete muitos capítulos e parece estar longe do fim.

O time titular da seleção brasileira será formado por: Renan; Rafinha; Marcelo; Breno; Alex Silva; Hernanes; Lucas; Anderson; Diego (Thiago Neves); Alexandre Pato; e Ronaldinho Gaúcho.

Apesar de contar com a desconfiança da maioria dos torcedores, acredito no potencial desta seleção e em uma boa campanha nestas Olímpiadas. O diferencial deste elenco está na saída de bola. Hernanes e Lucas são volantes diferenciados que possuem boa visão de jogo e além de destruir jogadas também sabem armar.

O arqueiro Renan é ágil e atua com muita segurança. Seu reserva é tão bom ou até melhor que ele. A zaga formada por Alex Silva e Breno já jogou junta muitas vezes no tricolor paulista e sempre se mostrou entrosada e consistente. As laterais são compostas por jogadores rápidos e que têm facilidade para chegar à linha de fundo. No meio de campo Anderson se apresenta cada vez melhor, e independente de jogar Thiago Neves ou Diego, a criação do time será dotada de grande qualidade técnica. No ataque a excelente dupla formada pelos companheiros de clube Alexadre Pato e Ronaldinho têm tudo para dar certo. No banco existem peças importantes que podem acrescentar muito ao elenco. Minha aposta é no jovem atacante Jô, que depois que deixou o corinhtians quase de graça, ganha cada vez mais espaço no futebol internacional. Vamos torcer pela nossa seleção!

Goleiros
Diego Alves (Almería-ESP)
Renan (Internacional)

Laterais
Ilsinho (Shakhtar Donetsk-UCR)
Rafinha (Schalke 04-ALE)
Marcelo (Real Madrid-ESP)

Zagueiros
Alex Silva (São Paulo)
Breno (Bayern de Munique-ALE)
Thiago Silva (Fluminense)

Meio-campistas
Anderson (Manchester United-ING)
Diego (Werder Bremen-ALE)
Hernanes (São Paulo)
Lucas (Liverpool-ING)
Ronaldinho (Milan-ITA)
Thiago Neves (Fluminense)
Ramires (Cruzeiro)

Atacantes
Alexandre Pato (Milan-ITA)
Jô (Manchester City-ING)
Rafael Sobis (Betis-ESP)


Palpite: Brasil 2x0 Bélgica

Nenhum comentário: