A principal competição entre seleções européias começou neste sábado, na Suíça, uma das organizadoras do evento. Em Basiléia, Suíça e República Tcheca se enfrentaram. Portugal e Turquia fizeram o outro jogo do dia, em Genebra. Confira o que de melhor aconteceu nas partidas:
Suíça 0x1 República Tcheca: No estádio St. Jakob Park, os donos da casa foram ligeiramente melhores, mas acabaram perdendo para os tchecos, no jogo de abertura da Euro2008. Em uma partida sem muita qualidade técnica, sobraram disposição e correria, de ambos os lados. A República Tcheca forçava o uso do grandalhão Koller, mesmo estando ele bem marcado. Cech trabalhou por algumas vezes, em chutes de fora da área, mas o primeiro tempo terminou sem gols.
No início da etapa complementar, o treinador Karel Brükner substituiu Koller por Sverkos. E foi justamente ele a colocar os tchecos em vantagem, aos 27min. Em um bate-rebate após cobrança de escanteio, Polak cabeceou para frente, encontrando Sverkos (foto, à esquerda). O atacante tocou levemente, de primeira, deslocando o goleiro suíço, Diego Benaglio. A Suíça ainda teve duas ótimas chances para empatar. Em uma só jogada, aos 35min, Yakin acertou um belo chute da entrada da área, obrigando Cech fazer uma defesa espetacular. No rebote, Vonlanthen carimbou o travessão. Pra piorar, o time suíço perdeu Alexander Frei, que machucou o joelho esquerdo no fim da primeira etapa. O atacante não tem condições de atuar durante esta Euro. Agora, só a vitória interessa aos suíços ante à Turquia. Já os tchecos vão com mais tranqüilidade para o duelo com Portugal.
Portugal 2x0 Turquia: Em Genebra, melhor para os comandados de Felipão. O início do primeiro tempo foi equilibrado, com as equipes se alternando nos ataques e permanecendo sólidas na defesa. Mas a partir da metade da etapa inicial, Portugal dava indícios que iria dominar a partida. Até marcou, com Pepe, de cabeça, mas o gol foi anulado acertadamente. O zagueiro estava em posição irregular. Aos 38min, Ronaldo cobrou falta e Volkan deu um leve desvio, antes da bola tocar a trave. Os turcos ameaçavam algumas vezes, em chegadas de Nihat e Altintop, mas nada que causasse pânico à defesa lusitana.
No início da etapa complementar, Nuno Gomes acertou a trave de Volkan. Como os atacantes não eram eficientes, o zagueiro Pepe se arriscou ao ataque, tabelou com Nuno e recebeu cara-a-cara com o goleiro turco. O luso-brasileiro chutou prensado à um defensor da Turquia, encobrindo Volkan (foto, à direita); 1 a 0. Os turcos não tiveram poder de reação. Portugal não vacilava na defesa e oferecia perigo nas investidas à frente. Nuno Gomes acertou novamente a trave, após cruzamento de Ronaldo. O caixão foi fechado aos 47min, quando, em contra-ataque, João Moutinho recebeu bola, girou e tocou para Raúl Meireles empurrar para o gol, com o goleiro batido no lance.
Os portugueses não jogaram tudo o que são capazes, mas proporcionaram uma boa exibição, se tratando de estréia. O jogo-chave é na próxima rodada, contra a República Tcheca, que também venceu sua primeira partida. Se continuar com a defesa bem postada e ganhar um pouco mais de volume de jogo do meio pra frente, Portugal tem tudo para ser um dos candidatos ao título da Euro. Do outro lado, a Turquia não apresentou mau futebol, se mostrando organizada taticamente e, às vezes, incomodando a zaga portuguesa. Mas, se quiser passar por Suíça e República Tcheca e chegar às quartas-de-final, é preciso corrigir pequenas falhas.
imagens: uefa.com
4 comentários:
Assisti apenas ao primeiro jogo. Suiça 0x1 R.Tcheca.
Jogo fraco e de pouca técnica. Contudo, fiquei feliz em ter oportunidade de assisti-lo. Não terei tantas oportunidades daqui pra frente.
Acredito que Portugal fará uma grande Eurocopa, tem novos e carimbados talentos, porém ainda sofrerá por anos com a falta de um bom definidor.
Bons jogos e boa sorte!
Realmente, foi duro assistir à Sui x Tch.
Ainda mais (pra quem viu pela Record) ter que agüentar aquele narradorzinho ridículo, o Maurício Torres, fazer comentários ridículos, errar nomes de jogadores (e até de times!) e falar três vezes por minuto: "daqui a pouco, Porutgal e Turquia, a estréia de C. Ronaldo!!!"
meeeeeu Deus!!!
A coisa melhora um pouco com o Éder Luiz, mas tem hora que acho que o monopólio da Globo é até legal, pelo menos temos transmissão de qualidade!
abrazzi!
queria dar os Parabéns ao canal sportv, que está transmitindo todo os jogos, e muito bem por sinal.
foi duro mesmo suiça e rep. tcheca....agora, ta passando um jogo que promete ser o mais bonito ateh agora, croacia e austria (1 a 0 croacia).
ah, mais uma coisa
fiquem de olho no modric, da croacia, joga muito
Postar um comentário