segunda-feira, 16 de junho de 2008

Eurocopa 2008 - Dias 9 e 10


Grupo A

Suíça 2x0 Portugal: Todos os 22 jogadores entraram em campo sabendo que a situação das suas equipes na competição já estava definida. Enquanto Portugal já estava garantido como 1° colocado, a Suíça estava assegurada como lanterna da chave. Felipão escalou apenas três titulares para o embate diante dos suíços, e se deu mal. Os donos da casa também fizeram algumas mudanças em sua equipe e conseguiram a vitória. Os reservas de ambos os times queriam mostrar serviço aos treinadores, criando boas oportunidades ao longo do jogo. E foi a Suíça quem levou a melhor, com dois gols de Yakin, marcados no segundo tempo. No primeiro, tocando na saída do goleiro, em passe de Derdyiok; no segundo, convertendo pênalti sofrido por Barnetta.

Turquia 3x2 República Tcheca: Partida repleta de emoções. Os tchecos fizeram um melhor primeiro tempo, criando mais chances e saindo na frente, aos 34min, em cabeçada de Koller. Na volta do intervalo, Fatih Terim mexeu na Turquia, colocando Sabri Sarioglu no lugar de Senturk. os turcos ganharam em ofensividade, mas levaram o gol aos 17min, com Plasil. A República Tcheca ainda teve ótimas chances de ampliar a vantagem, mas desperdiçou todas. O castigo veio aos 29 min, quando Turan diminiui para a os turcos.

Daí em diante, o que se viu foi uma avalanche ofensiva criada pela Turquia. Após algumas oportunidades perdidas, Nihat, após falha de Petr Cech, empatou o jogo, aos 42min. Quando tudo indicava decisão por pênaltis, Nihat, livre de marcação, tocou na saída de Cech, virando o jogo para os turcos. A República Tcheca ainda tentou o empate, mas mesmo com a expulsão do goleiro turco - Volkan Demirel -, não obtiveram êxito. Confira a classificação do Grupo A:

1°) Portugal - 6 pts (vantagem no confronto direto)
2°) Turquia - 6 pts
3°) República Tcheca - 3 pts (vantagem no confronto direto)
4°) Suíça - 3 pts

Grupo B

Áustria 0x1 Alemanha: Um simples empate era suficiente para a classificação alemã. Porém, o time foi buscar a vitória diante dos austríacos, co-anfitrões do torneio. Mais uma vez, Mario Gómez foi escalado como titular e esteve abaixo da crítica. Ainda no primeiro tempo, perdeu um gol incrível, debaixo das traves. Do outro lado, a Áustria lutava - mais empurrada pela vontade do que pela técnica de seus jogadores. Os técnicos de ambas as equipes, por travarem um duelo de ofensas, foram expulsos pelo árbitro Merrúpio González, aos 41min.

O segundo tempo não poderia te recomeçado melhor para a Alemanha. Logo aos 2min, Lahm sofreu falta. Na cobrança, Ballack mandou um pombo-sem-asa, no ângulo, bola indefensável para o arqueiro Jurgen Macho.

Daí em diante, os austríacos tentaram virar o jogo até o último minuto, mas os alemães se mostraram bem postados na zaga. Em contra-ataques, o time de Löw poderia até ter ampliando a vantagem, mas os atacantes não estavam com boa pontaria. Fim de jogo, e a Áustria, assim como a Suíça - o outro país-sede do torneio -, está eliminada da Euro2008. A Alemanha agora enfrenta Portugal, pelas quartas-de-final, na quinta-feira, em Basiléia. Promessa de grande jogo; favoritismo português.

Croácia 1x0 Polônia: Já classificada como líder do Grupo B, a Croácia venceu a Polônia hoje, em Klagenfurt, pela contagem mínima, mantendo os 100% de aproveitamento. Os poloneses entraram e mcampo com a esperança da classificação, ainda que, para isso acontecer, precisariam vencer por muitos gols e torcer por vitória da Áustria diante da Alemanha.

Como já era esperado, o treinador Slaven Bilic poupou todos os titulares croatas. A Polônia foi pra cima, buscando o gol incessantemente. A Croácia, por outro lado, se manteve atrás, esperando sair apenas nos contra-ataques. Em um deles, no ínicio do segundo tempo, Klasnic marcou para os ex-iugoslavos. Guerreiro e Smolarek ainda criaram boas oportunidades para empatar, mas ambos não conseguiram transpor o goleiro Vedran. Classificados, os croatas enfrentam a Turquia, segunda colocada do Grupo A, na próxima fase. Confira a classificação do Grupo B:

1º) Croácia - 9 pts
2°) Alemanha - 6 pts
3º) Áustria - 1 pt (sg: -2)
4°) Polônia - 1 pt (sg: -3)

imagens:uefa.com

Um comentário:

Daniel Leite disse...

Realmente, esta chave é a mais frágil do Euro. A Croácia pode muito bem chegar à final, visto que já venceu a Alemanha. Entretanto, o favorito à vaga, para mim, é Portugal. O futebol rápido e inspirado vence a tradicional burocracia alemã, e depois, a arrumada Croácia. Isso, claro, se os jogadores esquecerem a contratação de Felipão pelo Chelsea.

Até mais!