domingo, 4 de maio de 2008

Cuidado que a "zebra" vem aí!


Atendendo à uma excelente sugestão, feita por Paulo Roberto, o Sohesporte traz um pouco da história da "zebra" das quartas-de-final da Copa do Brasil, o Corinthians Alagoano.
A equipe surgiu no ano de 1991, na cidade de Maceió, e desde sua recente fundação vem obtendo sucesso, principalmente nas categorias de base; prova disso é o fato do time junior ser hepta campeão estadual, e o juvenil buscar este ano o oitavo título; algo inédito no futebol alagoano.
Como um celeiro de grandes craques, o time tem como intuito a revelação de jogadores para o futebol nacional e internacional, e é a partir da venda destes que o time obtém a receita necessária para a sua manutenção.
Alguns craques que já passaram pela equipe são: Deco, atualmente no Barcelona da Espanha, Marcelinho Paraíba, do Trabzonspor da Turquia, Pepe do Real Madrid da Espanha, Narciso ex-Santos, entre outros.
Fato inusitado na recente história deste time, é o fato de que em 1995 o Corinthians de Alagoas foi campeão invicto da segunda divisão alagoana, mas abriu mão de sua vaga na primeira divisão estadual, obtendo o acesso somente em 1997, quando novamente foi campeão invicto da segunda divisão do estado. O clube também é o único do estado a possuir um título internacional, o I Torneio de Inverno, disputado em Yatsushiro e Kumanoto (Japão), em 1992.
Disputando a primeira divisão desde 1997, com apenas 13 anos de fundação o time de Maceió conquistou o primeiro título estadual, deixando de ser mais um time na competição, e passando a brigar pelo título nos anos seguintes.
Para alcançar as quartas-de-finais da Copa do Brasil, a "zebra" da competição foi o terror dos times do Sul do país.
Na primeira fase eliminou o Atlético Paranaense nos pênaltis, após dois empates por 1 a 1. Já na segunda rodada, o Corinthians Alagoano enfrentou outra equipe paranaense, e dessa vez passou com maior facilidade; venceu o Paranavaí por 1 a 0 fora de casa, e depois goleou no jogo de volta, pelo placar de 4 a 1.
Nas oitavas-de-final mais uma equipe do Sul, mas dessa vez de outro estado; no Rio Grande do Sul, a equipe de Maceió derrotou o Juventude por 2 a 0, e mesmo com a derrota por 3 a 1 no jogo da volta em casa, o time avançou às quartas, onde enfrenta o Vasco da Gama.
A campanha é fruto do trabalho do jovem treinador Gilmar Batista, além de jogadores que vêm se destacando ao longo da competição, como: o atacante Reinaldo, artilheiro da equipe na Copa do Brasil com 4 gols, o meia Fábio Neves, que já anotou 2 gols, o volante Daniel, além do goleiro Veloso, que fez ótima partida contra o Juventude, garantindo a classificação do Timão do nordeste.
Apesar da boa campanha na Copa do Brasil, a equipe não alcançou a fase final do campeonato estadual, e agora está focado somente na conquista de nível nacional.
A Copa do Brasil já foi palco de inúmeras surpresas , como Paulista de Jundiaí e Santo André; portanto é melhor tomar cuidado pois o Corinthians alagoano vem com tudo nesta fase final da competição e a zebra pode supreender novamente.

Títulos:
Campeão Alagoano 2004;
Campeão Alagoano da Segunda Divisão 1995 e 1997;
Campeão do Torneio Seletivo para a Liga do Nordeste 2003 (disputado em 2002).
Vice-campeão alagoano da 1ª. Divisão em 2007

3 comentários:

Luan Henriques disse...

Já escolhi o time que eu vou torcer nessa Copa do Brasil :D
hauhauahuahauahaua
Se bem que passar pelo Vasco não é tão difícil, né? Vamos ver depois.

Diogo Rodrigues disse...

aí ofendeu cara, passar pelo Vascão é fácil????
vamo ver que que vai dar entao... meu palpite é Vasco sussegado... no mínimo 3 gols de vantagem na soma dos 2 jogos!!

Anônimo disse...

Nunca eh impossível né?!

cuidado aos mais otimistas...