Neste Domingo, a famosa e temida, não tão temida assim ultimamente, Seleção Canarinho, vai à Assunção enfrentar o Paraguai, jogo este válido pela quinta rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo.
Definitivamente, o Brasil não se encontra em um momento muito favorável. A humilhante derrota para a Venezuela no último sábado, deixou clara a dificuldade encontrada pelo comandante Dunga para montar um time consistente e bem armado. A Seleção não pode jogar a culpa da derrota na temporada desgastante de seus jogadores ou na falta do armador, volante, atacante, Kaká. A questão é que o time não se encontra, está desentrosado e com uma defesa que mais parece uma peneira. Não entrarei no mérito às críticas relativas ao esquema defensivo utilizado pelo técnico Dunga, que indiscutivelmente não funciona, nem aos critérios utilizados nas convocações, para não cair na mesmice. O direcionamento dado visará mais o âmbito do futebol brasileiro como um todo.
O Brasil está passando por uma enorme carência de jogadores qualificados que decidam em quase todos os setores do campo. Não se encontra mais "camisas 10" autênticos. Aquele jogador que pára, pensa o jogo, toca a bola na hora que tem que tocar, agride na hora que tem que agredir, enfim, organiza e comanda o time. Talvez a escassez venha a ser justificada pelo fato de o futebol de hoje, desde a categoria de base, priorizar muito a marcação. Talvez derive da falta de incentivo a esses jovens, ou até pelo fato de utilizá-los de maneira incorreta. Há pouco tempo presenciamos o meia Renato Augusto, reclamando publicamente à imprensa, que estava insatisfeito com a insistência dos treinadores em utilizá-lo como atacante. Em dois anos de time profissional, segundo o próprio jogador, ele não havia aprendido nada de novo da sua posição, meia ou camisa 10. Ou quem sabe o motivo de tudo isso seria realmente a inexistência de jogadores com tal habilidade, o que particularmente não consigo acreditar.
A falta de um matador na seleção também é visível. Onde estão os "Ronaldos", "Romários"? Não se encontra nenhum jogador que chegue para garantir a posição. Não sei se essa falta de goleadores, estaria associada à evolução dos goleiros, ou à dificuldade imposta pelo próprio ritmo rápido e pegado do futebol de hoje. Creio que este fato tenha ligação direta com a formação do atleta nas categorias de base. O jogador que demonstra ligeira habilidade, já é cobiçado e recebe propostas de empresários de todas as partes do mundo. O garoto não consegue se concentrar nos treinos, na sua própria formação. Muitas vezes são visíveis diamantes brutos que precisariam apenas ser lapidados, porém pressionados, não conseguem evoluir na profissão.
O treinador Dunga ainda tem dúvidas nas laterais, na meia de contenção, no gol. O time parece ser Robinho, Kaká e mais nove. Onde estão os grandes craques campeões do mundo? A Copa da África está chegando e o time parece cada vez mais bagunçado. O Paraguai é o líder das eliminatórias com méritos e vai jogar para ganhar.
O fato é que a Seleção Brasileira precisa retomar seu caminho de vitórias. O respeito que a gente impunha está se disseminando. As palavras do atacante paraguaio sobre o jogo de Domingo resume tudo: "O objetivo é claro: ganhar do Brasil. Considero que é fácil ganhar do Brasil". Reação já!
6 comentários:
passou da hora dessa reação chegar, né?!
O time é desintrosado como um todo e de nada adiabta aderir à moda de FORA DUNGA ou qualquer outra coisa que não seja pensada. Todo mundo tem um pouco de técnico de futebol, mas nem todos sabem a dificuldade do posto na maior seleção do mundo!
O time precisa reagir urgentemente e faria bem ao futebol brasileiro como um todo que passa a ver o show de volta!
REAÇÂO
PS.: Parabéns Diego, o outro ponto de vista sobre o tema é mais do que necessario!
Não priemos cânico!!
em 2002 tava uma merda muuuuuuuitas vezes maior do que essa, e a gente ganhou.
Em 1994 também. Ninguém acreditava na seleção, assim como muitos agora.
Apesar de nunca antes ter treinado alguma equipe de futebol, eu confio no Dunga. Ele tem personalidade. Ele não vai mudar o time porque jornalistas, palpiteiros ou torcedores querem assim. Ele sempre vai fazer o que ELE achar melhor, e isso é uma característa semelhante a que Felipão tem.
Contudo, creio eu que devem ser feitas algumas mudanças. A dupla de Josué-Mineiro autou bem na Copa América e razoavelmente nos últimos jogos das eliminatórias, mas... além de estarem com idade avançada, ambos não vêm de temporadas boas (Wolfsburg e Hertha Berlim). Tá na hora do Dunga pensar em gente pra esses setor. E tem cara bom surgindo ae, como Hernanes e Ramires.
Quanto ao centroavante, "o matador, o arlilheiro", acho que necessiramente não precisa existir. Uma dupla de ataque entre Pato e Robinho seria infernal. Caso queira, acho que Luís Fabiano desempenha bem o papel, precisa apenas de um pouco de tempo e paciência, pois já vem provando que é capaz, sendo artilheiro do Sevilla nas duas últimas temporadas.
Concordo que a pressão em craques emergents os atrapalha, mas isso não é fator decisivo ou de importância para o não-surgimento de jogadores de criação. E acho que temos algumas boas opções pra 'camisa 10' também (apesar de achar que, pra formar uma equipe de sucesso, isso não seja fator determinate. Vide Brasil94 e Brasil98.) Contamos com o despertar de Ronaldinho, que está em má fase. Tem o Alex, meio envelhecido (31 anos), mas que é exatamente o cara que você descreveu aí, Diego. O Diego, do Werder, não é má opção. O Kaká não é um camisa 10, mas puta-que-pariu, o cara organiza o jogo mais que tudo. Ele é foda, inteligentíssimo.
Para as laterais, concordo na escalação do Maicon. É peça-chave na Inter de Milão, além de possuir velocidade, raça e vigor físico esplêndidos. E, ao contrário de muita gente, não o acho fraco tecnicamente. Na outra ala, discordo do Dunga. Gilberto é muito xoxo pra ocupar tal posição. Vamos contar com o amadurecimento de Marcelo, do Real Madrid. Tá demonstrando personalidade por lá. Tem o Kléber, do Santos, também, mas nos jogos em que vi ele atuar em 2008, não gostei. Mas é um bom jogador.
O miolo de zaga pra mim é indiscutível. Lúcio e Juan se completam. Enquanto um tem a técnica e a tranqüilidade, o outro é explosivo e raçudo. São dois dos melhores zagueiros do mundo.
Na 'baliza', como dirira Assa-Fay, é Júlio César mesmo. Acredito que o Dunga esteja apenas testando o Doni. Quando for o "pega-pra-capá", manda o Júlio pro gol mesmo. E Rogério Ceni que se foda! Não precisamos dele, temos Diego (Almería), Fábio (Cruzeiro), Bruno (Flamengo), Gomes (PSV), Felipe (Corinthians), Diego Cavalieri (Palmeiras), [entre outros] que têm muito mais vontade de defender a Seleção do que Ceni, e não ficam atrás em qualidade.
Perder pra Venezuela foi péssimo, mas não é o fim do mundo. Um dia nós íamos perder pra eles, pois estão evoluindo. É inevitável.
Queria saber quem é esse jogador paraguaio aê, para xingá-lo de tudo. Para o Paraguai, (assim como para qualquer seleção no mundo inteiro) vencer o Brasil, mesmo este estando com uma formação que não vem de bons resultados, NUNCA será fácil. E pode ter certeza que, se isso que que você dise for verdade (do jogador paraguaio, bla, bla, bla...), o Dunga vai conseguir trazer pro lado positivo, motivando a equipe brasileira.
Paraguai e Argentina são os adversários mais difíceis que o Brasil vai enfrentar nesta eliminatória, e vencê-los é tarefa complicada. Posso errar, mas acho que arrancamos um empate lá em Assunção e vencemos em BH.
Tenho dito.
Diogo concordo com a maioria das coisas que você falou. Mas tem algumas coisas que não posso deixar de discordar. Primeiro, não discuto os valores dos jogadores que temos na mei de criação. Mas não há ninguém que substitua à altura um camisa 10. Como citado por você, poderia ser o Alex, mas todos nós sabemos que é quase impossível sua convocação.
Segundo, concordo com você que somos um berço de grandes goleiros, e que existem muitos de qualidade no futebol brasileiro. Mas falar que não precisamos do Rogério. Um ídolo do futebol brasileiro, experiente, cobrador de faltas, grande goleiro seria fundamental nesta seleção de garotos que tenta se firmar. Está certo que o técnico Dunga já deixou claro sua opção de não concocá-lo. Mas se dirigir, com estas palavras, ao goleiro Rogério Ceni acho que definitivamente não fica bem.
E sobre a minha confiança no Dunga, acho que nem preciso comentar. Para mim, ele é um ex-jogador que está aprendendo a ser técnico numa seleção. Seleção nâo é lugar de experiências arriscadas, especialmente após o fracasso na Copa. Dunga poderia começar como o Treinador Renato Gaúcho, que desde que começou já melhorou muito, está desenvolvendo bons trabalhos nos times brasileiros e segundo algumas especulações estaria até de olho numa futura proposta do Brasil. Visto que se a seleção não se sair bem nos próximos dois jogos, o técnico Dunga vai ficar em situação extremamente delicada.
Ponto 1:O Alex provou inúmeras vezes ser o jogador de qualidade necessário à Seleção Brasileira. Um jogador de tal capacidade no meio é um diferencial estrondoso para um time como o do Brasil. Já mais velho, talvez não seja convocado, mas acredito que seja necessario um jogador de tais caracteristicas.
Ponto 2:O Diego é, no meu ponto de vista, um goleiro muito superior à maioria dos outros...
Ponto 3:
Experiencia é fundamental...
Uma explicação: me exaltei no comentárioa oRogério Ceni devido à minha indignação à 'campanha' feita pelos jornalsitas paulistas em relação a tal goleiro. Na boa, é muita pagação de pau! Só olham para o umbigo deles mesmos. Daqui a pouco vão gritar: "Pierre é seleção!"
Rogério Ceni é líder no SP, cobra faltas, joga bem com os pés. Mas debaixo das traves é apenas um bom goleiro, como muitos outros. Como eu disse no meu outro comentário! E a seleção não precisa dele. Se for pra chamar um cara que tem experiência, tem o Marcão aê! Ceni já disse que não faz questão de vestir a camisa da Seleção... e também nós nem dependemos dele (na minha opinião).
Postar um comentário